Você poderá adquirir livros, cd´s, dvd´s, espíritas a preços acessíveis. Em seu estoque está os livros codificados por Allan Kardec, constituindo as obras básicas da Doutrina Espírita, além das obras subsidiárias. A Livraria está sempre aberta nos dias de Reunião Pública da Instituição.

Centro Espírita Amor ao Próximo  

Abnegação, Trabalho, Boa vontade e Sinceridade.

O Centro Espírita Amor ao Próximo, nasceu do ideal de um grande homem, importante para a história de todo o movimento espírita de nossa região – Sr. Luciano dos Passos Carreiro, para qual não havia hora e nem lugar especifico para servir a jesus divulgando a doutrina espírita.

Sempre chamado ao socorro pelos familiares daqueles que passavam por seríssimos problemas obsessivos o Srº Luciano tornou-se muito conhecido e respeito por nossa comunidade.

No dia 04 de outubro de 1953, na residência do Srº Luciano reuniram-se companheiros devotados que passaram a tratar da fundação do centro, que desde já, possuía o nome de AMOR AO PRÓXIMO.

Presentes a referida reunião, assinaram a ata de fundação os seguintes companheiros: Luciano dos Passos, Edmundo Moreira, José Gomes, Carlinda Mendes, João Cândido, Nair Benevente, Isabel Castilho, Erly Domingues, Neusa Ferreira, José de Souza, José Martins, José francisco, João castilho, Leotina Abreu, Arachilde Soares, João Manoel, Natalino Fialho, Germano da Conceição e Sebastiano Maciel. 

Sábados a partir das 16:00h

(As crianças são divididas em alguns ciclos  de estudos de acordo com a idade e/ou maturidade.

Fotos antigas do Centro Espírita Amor ao Próximo

É necessário o agendamento prévio para a realização do atendimento fraterno.

A partir daí, sobre a presidência do Sr. Luciano e a contribuição de inúmeros companheiros, o CENTRO ESPÍRITA AMOR AO PRÓXIMO iniciou o seu trabalho árduo até a instalação definitiva de sua sede, no espaço que hoje estamos.

Das atas das reuniões, há algo que nos chama atenção, além dos registros comuns nesse tipo de documento, com a transcrição das ideias que foram debatidas, observamos com muita felicidade o registro de expressões de carinho e a alegria dos companheiros presentes às reuniões.

Em alguns momentos, registrou-se o sorriso de todos e os abraços que se davam.

Em 12 de outubro de 1969, por ocasião das comemorações do 16º aniversário da instituição, foi fundado , com direito a palanque na Rua, presença da Banda Musical Geraldo de Aquino, presença de toda a Diretoria da extinta FEERJ – destacando-se entre eles a do seu presidente Sr. Floriano Moinho e mais outros 194 irmãos que assinaram o livro de presença, Grupo  Escolar Joana Darc, aonde crianças da comunidade passaram a ser alfabetizadas. Desde então, o CEAP firma seu compromisso com a educação da infância, o que de fato é realizado até hoje com a evangelização da criança.

Dos assuntos de Relevância na História do centro espírita amor ao próximo, destacamos os seguintes:

  1. As memorais reuniões de formação da UMEM – União Municipal Espírita de Magé- fundada em 25 de junho de 1961, e ao que tudo indica, segundo os registro nos livros de ata, foi formada com muitas dificuldades e muito suor dos seus idealizadores, até que a ideia de união dos espíritas pudesse se concretizar em nosso município. 
  2. A realização de reunião extraordinária para tratar de uma possível fusão do Centro  Espírita Amor ao Próximo e do Grupo Espírita Joana D'arc; reunião esta realizada no dia 15 de junho de 1975 às 19:30h, entre as diretorias do ceap e do gejd. Estiveram presentes à reunião pelo Ceap, os seguintes companheiros: Álvaro Teixeira, Araschildes soares, Paulo Machado, Edmundo Moreira, Francisco Gama, Antonio Caldas e José Rebello. Pelo Grupo Espírita Joana D'arc: Gadir Freitas, Manoel Viana, Estelita Medeiros, Luciano dos Passos, Natalino Castilho, Manoel Neri, Iracema Carreiro, Sebastiana Felício e Semindócia Cortes. Dos 14 irmãos presentes com direito a voto, o assunto foi discutido tendo somente 3 votos contrários, dentre os votos à favor da união das duas casas destacamos os votos de todos os membros da diretoria do ceap e do sr. Luciano dos passos, fundador das duas instituições.A leitura da ata, nos leva a conclusão que a união só não ocorreu porque a sua aprovação tinha que ser unânime. Embora este fato tenha sido registrado na história das duas casas, nada impediu que as mesmas se mantivessem unidas, estreitando laços de união e trabalho como de fato ocorre até hoje.​

​​

​​​​O Centro Espírita Amor ao Próximo é uma das Instituições espíritas adesas ao Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) na região de atuação do 6ºCEU

(Conselho Espírita de Unificação).


A Instituição foi fundada no dia 04 de Outubro de 1953, sendo seu Representante Legal, para o período 2016-2018, a companheira Mariana Castilho

A Instituição também oferece o Serviço de assistência e promoção social espírita (SAPSE) integrado as suas atividades. 

Caso você queira se aprofundar nos conhecimentos da Doutrina Espírita, você pode participar do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita(ESDE) oferecido pela Instituição.

Dias:

  • Sextas-Feiras às 20:00h

O Centro Espírita Amor ao Próximo está localizado na Rua Expedicionário Otacílio Souza, nº 394 - Fragoso - Magé.


Você pode chegar no CEAP através de ônibus oriundos de Magé, Piabetá, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. 

Você pode pegar os ônibus das seguintes linhas:

  1. Magé x Pau Grande
  2. Piabetá x Pau grande
  3. Central x Pau Grande ou Raiz da Serra
  4. Duque de Caxias x Raiz da Serra
  5. Magé ou piabetá x Raiz da Serra


O Centro Espírita Amor ao Próximo fica localizado do lado esquerdo da entrada da Estação Férrea de Fragoso. 

A instituição também oferece o serviço de atendimento fraterno.

Destina-se ao atendimento de pessoas que buscam elucidações espíritas para os seus problemas íntimos, dificuldades existenciais, conflitos e anseios. 
As pessoas são recepcionadas e conduzidas a uma atividade de caráter esclarecedora e são orientadas à luz do Espiritismo. São encorajadas para o conhecimento de si mesmas e elevação de sua auto-estima, indispensável para o êxito nas lutas da vida e para o equilíbrio emocional. Caso você queira, pode agendar diretamente com o Magda Arantes (21) 98514-3929.

O Atendimento Fraterno ocorre às Segundas-Feiras às 19:00.

Coordenadores do ESDE: Wagner Abreu e Luis Antonio.

Mais informações: Wagner Abreu (21) 98694-7431

Caso você possua filhos ou menores de idades, isso não é empecilho para que frequentes a Reunião Pública da Instituição, pois o Centro Espírita  Amor ao Próximo possui uma escala de cuidadores de crianças nas segundas feiras para facilitação de pais e responsáveis. E aos sábados, no mesmo horário, é oferecido a Evangelização Infantil.

Coordenadora da Evangelização Infantil: Mariana Castilho.

Mais informações: Mariana Castilho (21) 99217-6186

A instituição oferece programação doutrinária voltado ao público infanto-juvenil, atrás da Evangelização Espírita.

Reunião Pública:

Acontece  as Segundas-feiras às 20:00h e aos Sábados às 16:00h.


Coordenadores da Mocidade Espírita:

Mariana Castilho, Vânia Abreu e Angela Franco.

Mais informações: Mariana Castilho (21) 99217-6186.

Sábados a partir das 09:00h

(Com doação ou venda de roupas - BAZAR FRATERNO)

Sábados à partir das 18:00h


Após a Reunião Pública, a Instituição oferece aplicação de passe magnético

A Instituição também oferece em suas dependências uma pequena livraria espírita.

A Instituição também tem programação voltada aos jovens! Através da Mocidade Espírita.

O SAPSE é inteiramente fundamentado no Evangelho de Jesus e nos ensinos dos Espíritos superiores consubstanciados na Codificação Espírita. Suas características, seus objetivos, sua finalidade educativa e sua metodologia de ação assentam-se nessa base evangélico-doutrinária, formando um todo filosófico harmônico inspirado nos princípios da caridade cristã.

Fotos do Centro Espírita Amor ao Próximo

A Instituição também oferece a VISITA FRATERNA, chamada de Culto no Evangelho no lar, que é uma visita realizada por alguns trabalhadores da Instituição nas casas de quem necessita de amor, carinho, consolo e paz. Essas visitas precisam de agendamento, e para tanto devem ser realizadas presencialmente nos dias de reunião Pública.

Coordenação: Magda Arantes, Rosangela e Evandro.

Muitos outros fatos interessantes ocorreram na história do ceap, entre eles destacamos os 43 anos de evangelização infantil ininterruptas.

Mas tão importante quanto a história que se passou é a história presente que vai sendo contruída passo a passou nos dias atuais.

Entre um dos acontecimentos mais recentes, é importante dizer que os trabalhadores do CEAP, que possuem características de inovação e ousadia, elegeram em 2009 o presidente mais jovem de sua história, o Sr. Bruno Lourenço com 19 anos idade. Bruno veio a ser também o Presidente mais novo na história do movimento espírita regional.

E em 2009 adotando os princípios de gestão democrática e participativa, o CEAP passou a adotar como sistemas gestor o colegiado que conta hoje com 5 diretores.


O Conselho Diretor para o período de Novembro de 2016 à Novembro de 2019 é composta pelos seguintes companheiros:

​· Diretora Administrativa: Mariana Castilho
· Diretora de Comunicação e integração c/ o mov. Espírita:

Joeser Rangel
· Diretor de Educação Espírita: Luis Antônio
· Diretor Financeiro: Wagner Castilho
· Diretora de Manutenção e Patrimônio: Amanda Abreu